JoomlaTemplates.me by BlueHost Reviews

ee           cao            ur            cmr          cfp            sad            cep

17º aniversário do S.A.D.

Publicado em sexta, 16 março 2018, 17:36

aniversrio SAD site

Aniversário do SAD, dia 1 de Abril…
Foi verdade, assinámos a 01 de abril de 2001 o primeiro acordo de cooperação do S.A.D.- Serviço de Apoio Domiciliário com a Segurança Social (entidade de tutela).
Este Serviço, especialmente direcionado para pessoas com D.I.D. (dificuldades intelectuais e de desenvolvimento) e/ou com incapacidade adquirida, em situação de dependência e de vulnerabilidade social, procura focar a sua atenção na qualidade da vida das pessoas apoiadas e das suas famílias.

Através de uma avaliação sobre o que para cada um significa qualidade de vida, com a auscultação dos seus desejos e necessidades procura-se dar resposta e incluir no seu plano o que melhor pode responder às necessidades básicas identificadas, às atividades de vida diária de socialização e recreação.

Neste percurso para além da equipa, também contamos com o apoio de alguns parceiros e voluntários que facilitam o desenvolvimento de interações, de criar proximidade, de partilhar o seu tempo, afeto e disponibilidade e assim favorecerem a inclusão social de algumas das pessoas que apoiamos.

Ao longo destes dezassete anos, pela natureza do serviço, apoiámos muitas dezenas de pessoas que por motivos diversos já não estão. Porém, é com alegria que damos nota nesta data, que temos um cliente que conta com o nosso apoio desde o início do serviço, isto é desde 2001.

Neste percurso, muita coisa mudou na sua vida e com o apoio do SAD, foi reformulando objetivos, estilos de vida e hoje vivendo em comunidade, vai concretizando os seus sonhos com o recurso a uma rede de apoio cada vez mais alargada e onde cada um desempenha um papel ativo.

O SAD, enquanto referência de proximidade que vai ao domicílio de cada um, ajuda a interligar as redes naturais de apoio necessárias e insubstituíveis, para pessoas que se encontrem em situação de dependência física e ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e ou a realização das atividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.

No plano dos objetivos, o SAD é uma resposta de proximidade e inclusiva que muito valorizamos e que também muito gostaríamos de ver alargada a toda a semana, desde que sustentável. Por isso, ao apagarmos as velas formulamos três desejos:
1- Tornar viável que os cuidados e serviços prestados pelo SAD possam ser, (…) sempre que necessário, também aos sábados, domingos e feriados;
2- Encontrar “parceiro(s)” que se juntem a este objetivo e cooperem na concretização, viabilizando a ideia com os recursos necessários (humanos e materiais) para o efeito;
3- Que todos que lerem este apontamento se juntem a nós dia 3 de Abril, pelas 17h na sede do CECD, em Mira Sintra, para connosco celebrar a data comemorativa, ouvindo a apresentação do Coro Inclusivo, composto por alguns dos nossos clientes, colaboradores e parceiros.

Maria de La Salete Costa
Diretora do S.A.D. - Serviço de Apoio Domiciliário

 

Visitas: 95