'Cuidar: De Pais para Pais' 2018
Entre junho e dezembro de 2018, alcançámos mais uma meta do caminho traçado e percorrido, lado a lado, há quatro décadas, com os cuidadores informais das pessoas com Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento (DID) que apoiamos no CECD, com o projeto 'Cuidar: De Pais Para Pais', cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P.
Como pano de fundo esteve o referido projeto cofinanciado pelo INR, I.P., 'Cuidar: De Pais Para Pais', lacrado por momentos de criação ou reforço de laços potenciadores de união, autonomia e inclusão social de famílias em habitual situação de isolamento, assumindo a dimensão emocional e social do “Nós” um papel decisivo na promoção da qualidade de vida das pessoas com DID e, mormente, das pessoas que delas cuidam, desde sempre.
Em junho, no seio dos grupos de apoio, cofacilitados por cuidadores formais/ facilitadores, foi elaborada uma carta/convite a familiares de pessoas apoiadas no CECD para uma sessão aberta. Esta sessão foi conduzida por cuidadores informais /mentores, que, em primeira voz, chamaram outras famílias e, deste modo, tornaram o projeto mais abrangente e impactante.
Entre junho e dezembro, além do funcionamento dos grupos de apoio, realizaram-se 'Programas de Descanso e Lazer para Cuidadores', entre os quais destacamos almoços de confraternização entre cuidadores, idas ao teatro e o usufruto de um tratamento de relaxamento e beleza, especial para as cuidadoras. Foram também proporcionados 'Programas Culturais / Artísticos Dirigidos a Pessoas com DID', nomeadamente, um workshop de Azulejaria e Cerâmica, com direito a um jantar especial. Concomitantemente, foi elaborada uma ação de disseminação do projeto na comunidade através da sua apresentação no âmbito dos VI Ciclos Temáticos de Intervenção Psicossocial, a convite do Centro Social Sagrada Família, no Auditório Olga Cadaval, em Sintra.
Somos muito gratos pela possibilidade de criar, implementar e disseminar ações promotoras do alívio e descanso de cuidadores, entre cuidadores, e do quão forte ficam quando assim é.