ee           cao            ur            cmr          cfp            sad            cep

dobrarguardanapos site

TRANSIÇÃO PARA A VIDA PÓS-ESCOLAR: um exemplo de INCLUSÃO SOCIAL

No âmbito do Projeto para a Transição para a vida pós-escolar, o CECD de Mira Sintra dispõe de uma equipa de Técnicos de Transição cuja função é capacitar e/ou auxiliar os Agrupamentos de Escolas na mediação de protocolos com entidades da comunidade para a inclusão laboral e/ou social de jovens com incapacidade, bem como, caso os elementos assim o desejem, capacitar e/ou auxiliar no delineamento do processo de transição em conjunto com a equipa educativa, jovem e sua família, enquadrando todas as perspetivas mas primordialmente, respeitando as escolhas da família e do aluno.

Continuar...

criana estudando Cpia

REGRESSO ÀS AULAS

1, 2, 3, aqui vamos nós preparadíssimos para ingressar em mais um ano letivo. Para trás ficaram os meses de férias de união familiar, sem horários, abdicando do habitual quotidiano permitindo o sol e o calor grandes dias de passeio e bem-estar. Que prazerosas são as férias grandes!

Continuar...

fala

A TERAPIA DA FALA

É desde o primeiro dia de vida que começamos a aprender a comunicar, a falar e a escrever” (Shonkoff & Phillips, 2000)

É de extrema importância que os pais, educadores e professores estejam atentos às etapas do desenvolvimento e aquisições, bem como, aos mais variados sinais de alerta, ao longo do desenvolvimento e crescimento da criança, para que haja um diagnóstico precoce e uma intervenção atempada e eficaz.

A comunicação, a linguagem e a fala são três conceitos independentes, mas que se ligam e se relacionam. Qualquer alteração que surja, independentemente da idade, deverá ser tida em conta para que o estabelecimento de relações interpessoais/socialização não seja posto em causa.

Continuar...