ee           cao            ur            cmr          cfp            sad            cep

criana estudando Cpia

REGRESSO ÀS AULAS

1, 2, 3, aqui vamos nós preparadíssimos para ingressar em mais um ano letivo. Para trás ficaram os meses de férias de união familiar, sem horários, abdicando do habitual quotidiano permitindo o sol e o calor grandes dias de passeio e bem-estar. Que prazerosas são as férias grandes!

Agora damos as boas vindas à rotina, empregos, escolas, colégios, centros de estudos, terapias e afins. Todos os contextos necessários e essenciais ao desenvolvimento e evolução de miúdos e graúdos.

Chegou o momento desejado dos alunos: o regresso às aulas. Comprar material novo, mochilas, cadernos e manuais para forrar. Que alegria a preparar o novo ano letivo onde as expectativas são altas, sem dificuldades, sem conflitos entre colegas, sem professores à beira de um ataque de nervos, sem pais queixosos, sem alunos desmotivados e incompreendidos.

Ahhh como todos sabemos que o início é assim vivido e até desejado para todo o ano, mas também sabemos que não se tratam de sentimentos duradouros. Contudo, é preciso acreditar e fazer acontecer, agir, realizar, impulsionar, pois trata-se de uma equipa que engloba professor, auxiliar, pais, aluno e técnicos. Façamos com que os alunos não desmotivem perante as suas dificuldades e problemas, professores e pais dialoguem mais, e não me refiro a notas nem como fazer com que o aluno seja o melhor de todos, como se de uma competição se tratasse. Conversem sobre os comportamentos do aluno, sobre as suas dificuldades, tentem perceber o que levou a determinados sintomas, encaminhem para técnicos especializados e não permitam que as situações se arrastem até ao 3º período, onde existe a pressão do tudo ou nada, sendo muito injusto para os alunos.

Organizem-se em equipa para um excelente ano letivo e permitam-se a atingir as expectativas com que entraram no primeiro dia de aulas. Acima de tudo envolvam-se no quotidiano do aluno e sejam felizes.

Inês Anacleto | Psicóloga Clínica da CMR
Especialista em Desenvolvimento infantil e dificuldades específicas da aprendizagem

Contacte-nos para o 21 9118 85 71ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Visitas: 90