JoomlaTemplates.me by BlueHost Reviews

ee           cao            ur            cmr          cfp            sad            cep

Desporto Adaptado

Publicado em segunda, 18 dezembro 2017, 11:32

 Taekwondo 4

A importância, cada vez maior, da prática de uma atividade física regular para promoção de uma vida saudável, da melhoria do equilíbrio emocional, da autoestima, da redução do stress, do aumento da concentração, etc. motivam o CECD a apostar, cada vez mais, na prática de desporto regular dos seus jovens e adultos.

Exemplo disso é a participação do Centro de Atividades Ocupacionais em diversas atividades, tais como, a prática do Taekwondo, Karaté, Ginástica adaptada, da equitação terapêutica, e do exercício regular “dentro de portas” nos ginásios dos pólos Sede, em Mira Sintra e Pendão, para além de outras atividades pontuais, a participação em torneios nacionais (ex. Corfebol) e nos Special Olympics.

Mas o exercício físico traz também com ele benefícios de caráter social, de inclusão e respeito pela diferença. Fique a conhecer 3 boas práticas que têm proporcionado aos nossos “atletas” momentos de entrega, empenho e pertença de grupo.

Taekwondo

Taekwondo 3

O projeto pioneiro de Parataekwondo no CECD Mira Sintra teve início em 2011 pelas mãos do mestre Tarik El Jamri, colaborador da organização. Em parceria com a Associação QE, a modalidade tem vindo a ganhar adeptos e conta atualmente, com uma equipa mista de 14 atletas, que treina semanalmente, num espaço desportivo da comunidade, com o objetivo de aperfeiçoar a prática e potenciar as suas capacidades.

Em paralelo, o mestre Tarik, coordenador da TAEBAEK TRIÂNGULO TAEKWONDO – Associação Juvenil de Sintra, realiza desde 2016, um Torneio anual Solidário de Taekwondo, com a participação de atletas federados em performance individual distribuídos por três áreas de competição. A iniciativa que conta com o apoio da Federação Portuguesa de Taekwondo, Associação de Taekwondo de Lisboa, Câmara Municipal de Sintra, entre outros, tem uma finalidade solidária e destina-se à angariação de fundos para o CECD Mira Sintra.

taekwondo

O Parataekwondo foi recentemente integrado como modalidade paraolímpica, cuja estreia acontecerá nos Jogos Paralímpicos de 2020, em Tóquio.


Karaté

Karat

A vontade de reforçar a presença do Real Sport Clube na comunidade e a total disponibilidade do Mestre José Ramalho, criou condições para formar uma classe de karaté adaptado com os jovens do CECD Mira Sintra. Fruto desta parceria iniciada em outubro de 2016, o grupo de 20 participantes, treina duas vezes por semana no Real e com o equipamento adequado, oferecido pelo Clube.

Afetivos e bem-dispostos, não se poupando a esforços para executar as técnicas dadas e contornando alguma dificuldade física, os treinos têm proporcionando um bem-estar e satisfação que expressam verbalmente junto das técnicas e dos colegas do Centro.

RSC

O Mestre José Ramalho sente-se honrado pela oportunidade e bastante motivado para “trabalharmos juntos naquilo que fazemos aqui no Real, através do desporto – formar pessoas”.
O grupo tem vindo a atuar nos Saraus do Clube, na comunidade e atualmente fez uma demonstração na Festa de Natal do CECD, realizada a 14 de dezembro.

 

Ginástica

Leopardos

Com um excelente trabalho reconhecido, o Clube Desportivo da Escola Secundária Miguel Torga (CDESMT) é o sexto clube nacional com maior número de ginastas filiados na Federação de Ginástica de Portugal (2015/2016). É de salientar o fato deste projeto funcionar dentro de um Agrupamento Escolar, mais precisamente em duas escolas, Escola Secundária Miguel Torga e EB D. Pedro IV. Aqui são utilizados os recursos físicos e materiais dos pavilhões desportivos das mesmas, em horário pós-letivo, entre as 19h00 e as 21h30, 6 dias da semana.

O CDESMT recebe não só alunos (dentro e fora do agrupamento), mas também outras pessoas da comunidade, para uma prática regular de atividades gímnicas ou dança, desde os 3 aos 80 anos de idade. Os jovens do Centro de Atividades Ocupacionais do CECD Mira Sintra são um desses casos de bom “acolhimento”, que tomou forma há cerca de 2 anos.

A equipa "Os Leopardos" tem treinos 1 vez por semana e já atuou várias vezes nos encontros e Saraus do Clube, perante centenas de pessoas e junto a ginastas e bailarinos das outras classes. A última demostração aconteceu no espetáculo “A Árvore”, realizada em setembro no Centro Cultural Olga Cadaval.

Esta participação envolve não só o CDESMT e o CECD, como também as famílias dos jovens que asseguram as deslocações aos treinos regulares antes das atuações.

CDESMT

 

Visitas: 62