JoomlaTemplates.me by BlueHost Reviews

ee           cao            ur            cmr          cfp            sad            cep

O regresso às aulas

Publicado em quarta, 28 agosto 2019, 15:27

regresso as aulas CECD

As férias grandes são sinónimo de momentos em família e em contexto descontraído, sem horários a cumprir, onde desfrutam em pleno da companhia uns dos outros. Para uns de curta duração, para outros, de longa duração, o certo é que passa num instante e depressa termina este período que se destina a descomprimir de um ano lectivo, muitas vezes, intenso.

Saudosistas, a maioria dos alunos, regressam entusiasmados com a ajuda do comércio que dispõe de imenso material escolar para todos os gostos. 

Ano novo, filhos e pais devem preparar-se definindo objetivos, planeando, criando responsabilidades, organizar o seu espaço de estudo em casa, adaptar novos horários e essencialmente pensar que vai ser um ano divertido e que aprender é ótimo para a nossa evolução. 

Perante programas cada vez mais exigentes e extensos, é importante que os pais se envolvam no sentido em que é fácil o aluno dispersar-se e desmotivar. Atentos a estes sinais, pais e encarregados de educação, procurem aconselhamento parental ou apoio psicológico para o aluno, mas façam-no antes das férias do 2.º período, isto porque existe a tendência para “vai passar”, “é uma fase”, e a dificuldade que poderia ser logo trabalhada, instala-se e começa a escalar para outros níveis. 

Estamos num caminho positivo de maior envolvimento das famílias no processo educativo, em que os pais têm dispensa do seu emprego para acompanharem os filhos às escolas no primeiro dia de aulas, embora somente para os contratados públicos, podemos afirmar ser um passo gigante tendo em conta a situação do ensino no nosso país.

Um excelente regresso a todos!

 

Autora: Inês Anacleto, Psicóloga Clínica, C. Prof. nº 013399

Visitas: 305